Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Vitamina C - Reforço do Sistema Imunitário em Tempo de Pandemia!

Vitamina C.jpg

Em tempo de pandemia fala-se muito no reforço do sistema imunitário, e uma das primeiras vitaminas que muito se procura na farmácia é a vitamina C.

A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é um antioxidante que protege o organismo contra os radicais livres, potencia a absorção do ferro, desempenha um papel fundamental no sistema imunitário, melhora a circulação sanguínea e, também é necessária na síntese de colagénio.

Por todas estas razões deve ser consumida com regularidade pois ajuda em casos de anemia, prevenção de doenças cardiovasculares, como por exemplo a aterosclerose.

No contexto atual em que vivemos, faz todo o sentido usar e abusar desta vitamina pois há uma grande necessidade de se manter o sistema imunitário saudável e pronto a responder ao vírus SARS-Cov-2.

Sendo uma vitamina hidrossolúvel é muito bem tolerada no organismo. Apesar disso, pessoas sensíveis ou com problemas gástricos devem optar pela forma da Vit C não ácida.

 

Carência: fadiga, irritabilidade, hemorragias nas gengivas, dores musculares…

Uma carência prolongada pode não provocar sintomas clínicos, mas predispor a doenças do coração e diminuição do sistema imunitário.

 

Fontes alimentares: brócolos, couve de bruxelas, espinafres, pimento verde, batata doce, manga, laranja, toranja, limão, kiwi, cerejas, morango, goiaba, framboesas, melão…

 

Suplementos: Tendo em conta as quantidades diárias necessárias e sabendo que hoje em dia os alimentos não conseguem suprir todas as necessidades há que suplementar com doses entre 500 mg/dia a 2000 mg/dia.

Para prevenção viral, neste momento, aconselha-se 2000mg/dia com a toma de 1000mg pela manhã e 1000mg pela tarde, mantendo-se assim níveis adequados desta vitamina no organismo ao longo do dia.

 

Na prática da medicina ortomolecular em doenças graves o uso da Vit C como coadjuvante no tratamento pode ultrapassar as 10gr/dia.

 

Previna-se através de uma alimentação rica em frutas e legumes e toma de suplementos de Vit C.

 

Dicas para Melhorar o Sistena Imunitário:

*Comer bem
*Ter um sono reparador
*Praticar exercício físico
*Fazer uma boa gestão do stress
*Tomar Vit C, Vit D, Zinco, Equinácia, Sabugueiro, fatores de transferência e outros suplementos indicados por um profissional de saúde.

 

Boas escolhas!

FMT 🌸💜

 

Partilhe! Ajude-me a espalhar Saúde!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Consultas de Terapia Integrativa & Coaching de Saúde!

 Sessões  Online!

Programa de Saúde Integrativa Personalizado

- Reforço do Sistema Imunitário

-Prevenção de Doenças Crónicas

-Emagrecimento Consciente

-Coaching de Saúde Terapêutico

-Saúde e Beleza da Mulher

- Gestação Saudável vs Autismo

Marcações:
Email: farmacycoach@gmail.com