Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Quais os Benefícios do Agrião? Receita de Sopa de Agrião!

sopa de agrião.jpg

 

 

O dia de hoje começou muito frio, aqui para os lados de Sintra estavam 10 graus, quando eu pensei o que ia comer ao meu pequeno almoço. Claro que, depois dos excessos do natal e da passagem do ano, com dias alegres e felizes ao lado da família e amigos, há que voltar a uma alimentação equilibrada.

 

Não é desculpa, mas comer com a família é muito bom, não acham?

E comer comidinha feita pelo marido, mãe, manas, afilhadas, sobrinhas, comadre e amigas, melhor ainda...e quanto é tudo feito com muito amor e carinho...é só comer.

 

Pois bem, escolhi uma sopa é um alimento muito rico em vitaminas e minerais e, com a vantagem de ser quentinha para me aquecer um pouco.

 

Receita da Sopa de Agrião

 

Base da Sopa:

2 courgettes

2 alho francês

2 nabos

4 cenouras

1 cebola

4 dentes de alho

1 molho de agrião

1 pitada de sal marinho

azeite extra virgem qb

  

Mode de Preparação:

1- Prepare e lave os legumes 
2- Corte-os em pedaços pequenos e coza-os durante pouco tempo
3- Reduza a sopa a puré com a varinha mágica
4- Juntar espinafres frescos cortados
5-Deixar dar uma fervura e desligar a panela.
6-Depois de desligado o fogão juntar azeite virgem.

Dica: Para aproveitar ao máximo todos os nutrientes dos legumes, não convém deixá-los cozer por muito tempo.

 

Muitos são os benefícios do agrião, deixo aqui alguns.

 

Benefícios do Agrião:

 

- O agrião é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: Vitamina C, Cálcio, Ferro,Ácido Fólico, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B12, Magnésio, Fósforo e outros nutrientes que são necessários para a manutenção de uma boa saúde.

 

- O agrião é um vegetal crucífero. Este tipo de vegetais crucíferos estão associados com a redução dos riscos de cancro em muitos estudos. Além dos efeitos antioxidantes e das vitaminas presentes no agrião, as suas folhas auxiliam no combate da atividade dos radicais livres no organismo.

 

- A  sua riqueza em antioxidantes faz o agrião ser considerado um super alimento. A Vitamina A, a Vitamina C e clorofila são todos considerados poderosos antioxidantes. 

 

- A vitamina C conhecida como um poderoso antioxidante, ajuda a prevenir o cancro, estimula o sistema imunonitário e combate as gripes e constipações.

 

- A vitamina A também aumenta a imunidade e é ótimo para os olhos, pele, ossos e dentes.

 

A Clorofila encontrada nas folhas de agrião contém uma quantidade grande de enzimas digestivas.Estas enzimas ajudam o corpo a absorver nutrientes durante a digestão. Para este efeito, as folhas devem ser consumidascruas( saladas), pois quando é cozinhada as suas enzimas são destruidas.

 

- O agrião é rico em nutrientes que o tornam um complemento ideal para qualquer regime alimentar saudável, para perca de peso. Isto deve-se ao facto do agrião ter apenas 18 calorias por porção, bem menos do que os brócolos e muitas outras verduras.

 

 

Gostou? Então partilhe! 
Ajude-me a espalhar saúde!