Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Retalhos da Vida de uma Farmacêutica - A Minha Paixão!

 

ciencias farmmaceuticas.jpeg

 

 

 

Dos Retalhos da Vida de uma Farmacêutica, um pouco de como descobri esta minha paixão.

 

Depois de fazer o liceu em Luanda, fui estudar para o Instituto Makarenko para o curso de Química, eu nem imaginava que esse meu gosto pela química, um dia me iria levar para outra paixão.

 

Sempre gostei de química, era muito boa aluna, e por essa razão queria formar-me em Engenharia Química.

 

 

Aos 19 anos vim estudar para Portugal, fiz quase todo o 12ª ano sempre a pensar na Engenharia Química, até que, um belo dia, numa aula de Biologia, depois da professora falar um pouco sobre o curso de Farmácia, decidi que não queria mais ser Engenheira Química, descobri outra Paixão...Ciências Farmacêuticas!

 

O que havia em comum com a engenharia química... "Muita Química".

 

farmacologia.jpg

 

Muita química e, a possibilidade de ajudar as pessoas. Aí estava a segunda parte do porquê que, sinceramente, veio a ser a principal. 

 

Sabia que o farmacêutico é o mestre do medicamento, mas também a pessoa que é procurada nas mais diversas situações clínicas, e não só... aqui estava o ponto chave dessa nova paixão.

 

Acabei o 12º ano com boa média, mas não a suficiente para ingressar na Faculdade de Farmácia de Lisboa, mas que dava para entrar para engenharia...e agora?

 

Ficava um ano à espera, ou entrava para aquela segunda hipótese, que por sinal, tinha sido a primeira?

 

A resposta não foi difícil, esperar, sem dúvida alguma.

 

Quando se quer uma determinada coisa, quando se tem certeza que o caminho é o A e não o B, não há outra coisa a fazer senão ir pelo A, nem que para isso se tenha que esperar, fazer uns desvios...

 

Em tudo na vida é assim, quando se tem um determinado objectivo, por vezes acontece a rota não ser tão linear, mas o que interessa é chegar lá.

 

Fiquei um ano à espera por nova candidatura, estudei inglês, tirei a carta, e no ano seguinte consegui ter mais 1 ponto, que me deu acesso à Faculdade de Farmácia de Lisboa.

 

Uma vitória, tinha conseguido entrar para onde queria, ia seguir a minha paixão.

 

Nem tudo foi fácil, pelo meio foram muitas as "lutas", muitos "desvios", "escadas", "curvas e contra-curvas", e claro, muita química, fisiologia, anatomia humana, toxicologia, hidrologia, bromatologia, toxicologia, farmacologia e tantas ias...aulas teóricas, práticas, muito laboratório... como eu gostava daquelas aulas  :)

 

Sacrifícos de passar fins de semana dentro de um quarto a estudar, passar noites em branco à custa de uma boa chávena de café, fazer "diretas" com uma colega, ficávamos sentadas no chão a fazer perguntas uma à outra toda a noite...

 

Ainda me lembro do último exame do 5ºano, última prova do curso, estudei a noite toda, entrei na sala recebi o teste, olhei para as perguntas, e bloqueei, estava cansada, ainda por cima a dita Farmacologia...5 minutos bloqueada, não me lembrava de nada... Escrevi o nome, e respirei fundo, olhei uma e duas e nada, não me lembrava de nada.

Lembro-me exatamente do sítio aonde estava sentada, a meio da sala, com colegas à volta, todos já tinham começado a escrever, eu nada...de repente comecei a lembrar-me de tudo, foi escrever durante o tempo todo da prova, mais uma vitória, uma grande vitória...curso completo!!!

 

Cheguei ao 6º ano do curso, ano do estágio, mais uma etapa.

 

Depois de um mês na farmácia do hospital, pensei que era aquilo que queria fazer para o resto da minha vida, queria ser farmacêutica hospitalar, estava fascinada com tudo que fazia...

 

Mas, na primeira semana numa farmácia de oficina, a lidar com o público, descobri a minha verdadeira paixão: ajudar as pessoas com medicamentos, ajudar sem medicamentos, um conselho, uma palavra de ânimo, uma orientação de vida... ao longo destes 25 anos fui chamada de "dra. da farmácia", "médica", "psicóloga", "nutricionista"...

 

Sou uma Farmacêutica apaixonada pela minha profissão, dentro de uma Farmácia, numa Parafarmácia, na Internet, na Página de Dicas de Saúde, como Distribuidora Autorizada da Biovip, como conselheira em Nutrição Funcional, Nutrição Celular Activa, com a bata vestida, sem bata vestida...simplesmente Farmacêutica.

 

 

A história da "Farmacêutica Natura" ...Um dia conto!

 

 

Vamos às Dicas:

 

1- Tem um Objectivo? Faça de tudo para o Alcançar!

 

2- Tem uma Visão? Transforme-a na sua Paixão! 

 

 

 

19848786_lVYhl.gif

 

 

Partilhe! :)