Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Refluxo Gastroesofágico- Ajudas Naturais

Refluxo Gastroesofágico.jpg

 

O Refluxo Gastroesofágico acontece quando há um retorno de alimentos e líquidos ingeridos pela pessoa. Esta situação acontece quando existem alterações no esôfago e o conteúdo que foi para o estômago volta até a boca.

 

Também conhecida como esofagite de refluxo, esta doença é um problema que afeta pessoas de todas as idades.

 

Muitas são as pessoas que já tiveram a desagradável volta dos alimentos à boca. Essa situação torna-se uma doença quando acontece com frequência.

 

O refluxo acontece com mais frequência quando a pessoa está deitada, pois que, em pé a gravidade evita que o conteúdo gástrico retorne ao esófago. Acontece muitas vezes a quem janta e se deita logo de seguida. 

 

Por vezes há dificuldade em diagnosticar esta doença por conta dos sintomas, pois que, as pessoas acreditam ser normal, devido a algum alimento específico ou à quantidade da refeição, e ainda o ser ingerido à noite antes de deitar.

 

Os sintomas são rouquidão, sensação de inchaço na garganta, ardor, sentir a queimar, gosto amargo na boca, e mau hálito.

 

Ajudas Naturais para Prevenção e Tratamento:

 

A prevenção da doença e o seu tratamento, consiste em pequenas atitudes diárias na mudança de alimentação, evitar os alimentos processados com químicos, como os enlatados, e ainda os fritos, as frutas ácidas, o chocolate, coktais, a cafeína e ainda, não beber refrigerantes durante as refeições.

 

Moderar a quantidade da refeição também é importante, para evitar a sensação de mal estar e azia, principalmente se depois de comer, a pessoa se vai deitar.

 

A mudança de alimentação pode curar a esofagite de refluxo.

 

Aumentar o consumo de frutas e legumes diáriamente pode ajudar a tratar esta doença tão incómoda, e que pode levar a uma doença mais grave, o cancro do esófago.

 

 Dieta para tratamento

Comer 225 gramas de fruta e, 450 gramas de legumes crus, todos os dias.

 

Suplementos:

 

1- O Papaialoé é um suplemento à base de Aloé Vera , Papaia e Vitamina C, indicado em caso de gastrites e refluxo  faz a prevenção da degeneração dos tecidos e retarda o processo de envelhecimento. Muito útil para quem sofre desta patologia evitando assim complicações mais graves.

 

 

 

papaialoe.jpgaloe vera.jpgpapaia.jpg

 

Papaialoé                          Aloé Vera                              Papaia

 

2- O AciCalm uma combinação de carbonato de magnésio e do carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio, ajudam a eliminar a acidez.

 

acicalm.png 

 

Dica:

No intervalo das refeições beber um batido de bagas de goji com bebida vegetal ajuda a neutralizar a acidez. Apesar de as bagas serem ácidas, ao juntar-se a bebida vegetal obtemos um batido não ácido.

Beber água com PH alcalino.

 

Esta é uma situação clínica muito comum e, por essa razão, é muitas vezes desvalorizada.

Aconselha-se vigiar e consultar o médico caso a situação se prolongue por algum tempo, para uma avaliação correta, e tratamento adequado, evitando assim, que a mucosa do esófago fique danificada a ponto de evoluir para um cancro do esófago.

 

 

           Partilhe! Vamos espalhar saúde!

 

 

Fernanda Tavares
Farmacêutica
Empreendedora Digital