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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Prevenção do Cancro com Alimentos Coloridos!

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Uma alimentação saudável é uma ferramenta para prevenção do cancro muito importante!

 

A cor é um dos melhores indicadores de benefícios de saúde de um alimento.

Os alimentos dentro de cada grupo de cores têm propriedades que visam cancros específicos. Quando comemos todas as cores, estamos a trabalhar muito mais nutrientes e vitaminas, daí a importância da ingestão de alimentos aonde prevaleça a diversidade e qualidade.

 

O combate à doença está na nossa alimentação.

 

Saiba como encaixá-los na sua alimentação:

 

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 1- Os alimentos vermelhos 
     Prevenção: cancro de pâncreas e ovário 

 

O tomate proteje contra o cancro do ovário.

Foi feito um estudo com 13.000 mulheres na Califórnia, aonde se chegou à conclusão que comer meia chávena de tomate cinco ou mais vezes por semana pode reduzir o risco de cancro de ovário em até 60%. 

Outro estudo no Canadá, feito com o tomate, mostra um risco reduzido de cancro de pâncreas. Este fator protetor de pâncreas pode ser atribuído ao licopeno, que é ricamente abundante no tomate e outros alimentos, como pimentos vermelhos e frutas vermelhas.

Tente comer uma porção desses alimentos vermelhos, pelo menos uma vez por dia.

 

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 2- As Alimentos Cor de laranja
     Prevenção: Cancro do estômago e ovário 

 

O Beta-caroteno, responsável pela cor laranja na cenoura, abóbora e batata-doce, tem sido demonstrado que apresenta efeitos anti-cancerígenos sobre o cancro do estômago, promovendo a morte de células cancerígenas. 

O ácido cafeico, um composto orgânico encontrado na batata doce e cenoura, retarda o crescimento do cancro da mama, e pode mesmo promover a morte celular.

Deve consumir estes alimentos laranja, pelo menos duas vezes por semana.

 

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 3- Os alimentos amarelos 
     Prevenção: Cancro de estomago e esófago 

 

Frutas cítricas, como limão, tangerina, toranja, e o mamão são ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante que protege contra quase todos os tipos de cancro, especialmente cancro do estomago, cancro da garganta e da boca, e cancros do cólon. 

Estes alimentos são também ricas em flavonóides, os quais inibem o crescimento de células tumorais e, desintoxicam o organismo de substâncias nocivas.

Adicione estas frutas à sua alimentação, pelo menos uma vez por dia.

 

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 4- Alimentos Verdes
     Prevenção: cancro de ovário, mama e pulmão 

 

Há bastantes estudos científicas, que mostram que comer brássicas (crucíferos), como a couve, chicória, couve chinesa, couve-flor, brócolos e repolho, está associado a um menor risco de cancro do estômago, ovário, mama, colon e pulmão. 

Estes vegetais são ricos em glucosinolatos, um composto que protege contra o desenvolvimento do cancro e do crescimento. Eles também são ricos em vitamina K que é necessária para ajudar a prevenir a diabetes, o que irá reduzir o risco de cancro de pâncreas.

Coma esses alimentos pelo menos duas vezes por dia .

 

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5- Alimentos de Cor neutra 
     Prevenção: cancros de estomago, de ovário e cólon 

 

Neste grupo de alimentos temos os cogumelos, alho, cebola, cebolinha.

Este grupo de alimentos pertence à categoria de Allium vegetal. Eles têm sido ligados a níveis mais baixos de cancro de estomago. A alicina, o composto activo no alho, tem efeitos anti-microbianos e anti-oxidantes. A alicina é libertada quando o alho é picado, esmagado ou mastigado. Para maximizar o seu benefício, espere cerca de 10 minutos antes de cozinhar o alho para permitir que a alicina se liberte. 

Os polifenóis encontrados no cebolas têm efeitos anti-cancerígeno no cancro de cólon. As Cebolas também são eficazes na luta contra o cancro. As mulheres que freqüentemente consomem estes alimentos têm menores taxas de cancro  de ovário. Os Cogumelos são ricos em vitamina D, o que também ajuda a reduzir o risco de cancro de ovário.

Adiciona estes alimentos de cor neutra à sua alimentação pelo menos uma vez por dia.

 

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Mas, cuidado com os refregirantes, não estrague a sua alimentação saudável, e preventiva do cancro com alimentos perigosos.

 

A introdução na nossa alimentação diária de um arco-íris de alimentos, de combate a doenças é um grande passo. Mas, muito mais importante é retirar os alimentos prejudiciais da dieta.

Várias pesquisas mostraram que alguns alimentos podem aumentar o risco de cancro e, devem ser de todo evitados.

 

Alguns alimentos a evitar:

  • Reduzir ou eliminar os Lacticínios: No caso de não se eliminar, limite a 10 gramas de lactose por dia, isso é cerca de um copo de leite ou 2 iogurtes.
  • Eliminar Refrigerantes: Estas bebidas são muito ácidas e contêm muito açucar.
  • Reduzir o  Álcool: A American Cancer Society recomenda não mais do que uma bebida alcoólica por dia para mulheres e dois drinques para homens, o ideal é o vinho tinto.
  • Reduzir Carnes Processadas: Como por exemplo o bacon, o chouriço e as salsichas, que são ricos em substâncias cancerígenas. 

 

 

Receita - Salmão Com Batata-doce e Brócolos polvilhado com Açafrão da Índia

 

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Boas escolhas! :) 

 

 

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