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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

O que levou a Lancheira do seu Filho para a Escola?

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Muitas foram as crianças que hoje iniciaram o seu ano escolar 2016/2017. Para todas elas e para os seus pais, aqui deixo um Bom Ano Escolar, cheio de alegrias e muito sucesso, e claro de muito trabalho.

 

Os pais têm um papel muito importante no sucesso escolar dos filhos, ajudando-os de forma positiva, estando sempre atentos às suas necessidades, não só a nível do estudo em si, mas também da sua alimentação, pois está provado que uma boa alimentação, faz toda a diferença no bem estar e saúde de todos.

 

Certamente que, esta manhã foi diferente para todos os pais, que tiveram que preparar as muxilas e as lancheiras.

 

A minha também foi, depois de 3 meses de férias, há que começar a rotina da preparação do pequeno almoço, e da lancheira que vai para a escola.

 

O que levou a lancheira do seu filho para a escola?

 

Com o aumento da obesidade infantil, diabetes, hipertensão em crianças, e muitas mais doenças na idade adulta, sabemos que o cuidado na alimentação é a melhor forma de prevenção. Crianças saudáveis com uma alimentação equilibrada, serão adultos com mais saúde.

 

Os nossos supermercados estão cheios de alimentos processados, prontinhos para as crianças, mas é preciso muito cuidado com os níveis de açucar, sal, gordura e conservantes. Alimentos esses,  que aos poucos vão prejudicando e, desiquilibrando a saúde das células das crianças. Esses alimentos são pobres em nutrientes e ricos em produtos tóxicos.

 

O que fazer então, perante uma oferta tão vasta de alimentos fáceis de preparar?

 

Eu falo muito das "prioridades" e "preferências", e cá estou, mais uma vez, a falar delas.

 

Se eu, pai ou mãe, pensar que tenho como prioridade proteger o meu filho, tenho que deixar as preferências de lado e, não ir pelo mais fácil, concordam?

 

O que pode ter a lancheira do seu filho, para o lanche da manhã e da tarde:

 

- "Pão do dia" com queijo e alface, com manteiga de amendoim, com omelete...

 

- Sumo feito em casa, com umas gotas de limão, numa garrafa de vidro para não oxidar. Adoçado com mel, açucar de coco, ou açucar mascavado. Não dê à sua criança açucar refinado.

 

-Chá é outra boa opção, se a criança for agitada, envie para o lanche da manhã um chá de Camomila ou de Tilia. Coloque numa garrafa térmica pequena também já adoçado.

 

-Fruta, 2 peças de fruta para o lanche da tarde.

 

- Biscoitos caseiros sem muito açucar e pouca gordura

 

-Água

 

-Iogurte natural 

 

 

O que não pode ter a lancheira do seu filho:

 

-Pão, bolos e biscoitos processados, cheios de chocolate, açucar, sal e gordura.

 

-Refrigerantes e sumos,  prontinhos nas prateleiras dos supermercados, cheios de açucar e conservantes.

 

-Carnes processadas diáriamente, sabe-se hoje que são cancerígenas, por isso devem ser evitadas.

 

 

Todos os alimentos processados, podem levar a uma má nutrição celular e, a uma alteração da flora intestinal. Uma flora intestinal alterada leva a alterações a nível de concentração e memória, por isso se diz que o intestino é o "segundo cérebro".

 

Alimentos Saudáveis »»»»» Intestino Saudável »»»»» Cérebro Saudável

 

Vamos cuidar das nossas crianças com a consciência da nossa responsabiliade no seu futuro.

 

Não podia deixar de alertar aos pais da importância do Pequeno Almoço.

 

Muitas crianças não gostam de comer pela manhã, mas há que arranjar estratégias para que elas consigam comer sempre antes de sairem de casa.

 

Como todos já sabemos, depois do leite materno, como o 1º alimento melhor do mundo, temos o ovo.

Sendo o ovo um alimento completo em nutrientes, nada melhor que começar o dia das nossas crianças com ovo mexido, escalfado, omolete, ou cozido.

 

Uma omolete com legumes é uma das melhores opçoes, pois temos assim uma refeição muito completa, que dará energia suficiente à criança.

 

Uma dica para poupar tempo de manhã, é preparar os legumes na noite anterior, já cortados, e deixá-los no frigorífico.

 

Na minha "caixinha" tem espinafres, pimento vermelho, tomate, salsa e cebola. Os legumes devem ser variados, muitas são opções, mas um dos que deve estar sempre presente, é o pimento vermelho que contém Vitamina C.

 

O ovo é realmente um alimento completo, mas não tem Vitamina C, daí o uso do pimento vermelho.

 

legumes cortados.jpg

 

 

Muitas mais são as dicas de alimentos para as nossas crianças, cabe a cada um de nós ter mais cuidado e, muita paciência para esta tarefa que, muitas vezes não é muito fácil. 

 

A reeducação alimentar também é importante para as crianças, experimentando novos sabores, novas texturas...

 

Estão prontos papás?

 

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