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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

O que é a Quinoa e Quais os Seus Benefícios?

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O que é a Quinoa?

A Quinoa é um cereal que contém todos os aminoácidos essenciais sendo uma ótima fonte de proteína.

Estudos afirmam que seu valor proteico só pode ser comparado ao do leite materno.

 

Este cereal é riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória. Podemos assim considerar a quinoa um superalimento.

 

Que nutrientes nos pode fornecer? 

Isenta de glúten, bastante rica em fibras e com baixo teor de colesterol, este grão contém várias vitaminas: A, B6, B1, C e E, além de ferro, fósforo, magnésio, potássio e cálcio.

Ainda contém fitoestrógenos, substâncias que ajudam na prevenção do cancro da mama. Também ajudam na absorção do cálcio prevenindo assim a osteoporose.

 

Quais os seus benefícios?

Ajudar a reforçar o sistema imunitário, ajuda também a proteger de algumas doenças (cardíacas, respiratórias, cancro e Alzheimer), e ainda a sua fonte de antioxidantes diminui os radicais livres.

A sua riqueza em fibra ajuda a regular o intestino, e o fato de ter muitos aminoácidos promove o aumento de massa muscular.

 

Existe em grãos que podem ser preparados como o arroz, para acompanhar qualquer prato ou saladas, e também em farinha que substitui tanto o trigo como a aveia e pode ser usada em massas, pão e bolos.

 

Que cuidados a ter no seu consumo?

Apesar de ser um alimento muito saudável, tem que se vigiar o seu consumo excessivo, pois pode ser prejudicial.

O seu grão pode ser de difícil digestão e pode provocar flatulência e inchaço abdominal. Esta situação deve-se à presença de saponinas, que são compostos que servem de pesticida natural para as plantas, conferindo-lhes um sabor amargo.

Tendo em conta que pode ser tóxico para nós, e provocar alergias e irritabilidade intestinal, principalmente em pessoas que já têm o intestino inflamado, deve ser demolhado durante algumas horas antes de ser confecionado.

 

Como cozinhar?

É cozinhada como o arroz, sendo a sua cozedura  rápida, entre 10 a 15 minutos e a porção de água a usar é o dobro da quantidade da quinoa.

 

Quinoa cozida.jpg

 

 

Bons cozinhados!

 

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