Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Nutrição Ortomolecular e Funcional - O que é?

dieta-ortomolecular-e-alimentação-planejada.jpg

 

 

O que é a Nutrição Ortomolecular e Funcional?

 

O termo Ortomolecular, criado por Linus Pauling nos anos sessenta, significa "as moléculas exatas na quantidade certa".

 

A Terapêutica ou Medicina Ortomolecular é um método terapêutico e, sobretudo, preventivo. Promove o equilíbrio orgânico através da reabilitação celular com base no restabelecimento do equilíbrio químico do organismo.

 

Este objetivo é conseguido através do uso de substâncias e elementos naturais, tais como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos, fitoquímicos e coenzimas, os quais vão permitir um reequilíbrio bioquímico, neutralizando os efeitos tóxicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

 

Uma das principais vantagens da Terapêutica Ortomolecular e Nutrição Funcional é a sua abordagem preventiva e holística, pois encara "o corpo como um todo" mas centra-se nas características individuais de cada indivíduo e deve ser completar a especialidades como a Oncologia, Pediatria, Imunologia, Cardiologia, entre outras.

 

A Nutrição Ortomolecular e Funcional estuda os efeitos das deficiências agudas ou crónicas, mantidas durante um longo período de tempo, e como estas podem, isoladamente ou em conjunto, ser o motivo de diferentes doenças ou sintomas que diminuem a qualidade de vida.

 

A sua eficácia tem vindo a ser corroborada, principalmente desde 2005, por estudos científicos internacionais que avaliam o impacto da toma de suplementos nutricionais em doses ponderadas no estado geral da saúde das pessoas e ainda por estudos que demonstram a influência da alimentação na saúde das populações.

 

 A Nutrição Ortomolecular e Funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.

 

 Por tudo isso, baseia-se ainda num contexto de adoção de estilos de vida cada vez mais saudáveis seguidos por pessoas conscientes de que a saúde, presente e futura, está nas suas mãos.

 

Áreas de Actuação:

  • Sistema Imunitário e Doenças Autoimunes
  • Doenças Metabólicas e Cardiovasculares
  • Parkinson, Alzheimer, Fibriomialgia, Esclerose múltipla, Demência...
  • Doenças Gastrointestinais
  • Emagrecimento e Gestão de Peso
  • Reumatologia
  • Dermatologia e Estética
  • Saúde Hormonal
  • Doenças Oncológicas
  • Nutrição Desportiva
  • Gestão do Stress, Ansiedade e Depressão
  • Desenvolvimento Infantil, incluindo Perturbações do Especto do Autismo, Hiperatividade e Deficit de Concentração e Memória.

 

 

É muito importante colocar os nutrientes ao serviço da saúde com um método terapêutico e, sobretudo, preventivo que tem vindo a conquistar milhares de adeptos em todo o mundo.

O equilíbrio entre nutrientes é indispensável ao correto funcionamento celular.

A carência ou o excesso de nutrientes na dieta têm ambos efeitos nefastos no organismo, pois geram um desequilibrio a nível celular, danificando a sua capacidade para absorver e utilizar esses nutrientes essenciais.

 

 

Newsletter nos artigos.jpg

 

 Siga-me no Facebook da FarmacyCoach 

fb.png