Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Nutrição Celular - Ar Puro, Sol e Vitaminas!

Ar puro sol vitaminas.jpg

 

 

"Faça do seu seu Alimento o seu Remédio e do seu Remédio o seu Alimento"

Hipócrates 

 

 

Os alimentos são a base para uma vida saudável, eles ajudam o organismo a combater o stress, fadiga, e todo o tipo de tóxicos que nos rodeia.

 

Muitos são os estudos científicos que demonstram a importância da alimentação na prevenção, e tratamento de várias doenças.

 

A Nutrição Funcional já é considerada por muitos, como a Nutrição do Século XXI, pois esta atua no tratamento e acima de tudo na prevenção, ou seja, fortalece os sistemas do nosso organismo para que funcionem corretamente e não adoeçam.

 

Para além de um corpo sem doença, com a Nutrição Funcional consegue-se ter um organismo que funciona no seu máximo potencial e bem-estar.

 

Este tipo de abordagem, consegue ajustar desequilíbrios que ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.

 

Muitos são os alimentos que atuam como "remédios" e, muitos outros como "preventivos" de uma série de doenças. 

 

Uma das formas do nosso organismo assimilar e absorver os nutrientes com facilidade é ingerir as frutas e batidos em forma de sumos ou batidos. Estes devem ser tomados logo pela manhã, de preferência em jejum. 

 

Não é por acaso que assim se aconselha, assim como os medicamentos têm horas de toma que podem favorecer a sua absorção mais rápida e eficaz, os sumos e batidos também. Afinal o ideal é fazer do nosso alimento o nosso remédio.

 

As enzimas existentes nas frutas e legumes, são catalizadores que ajudam a aumentar a velocidade com que os alimentos se transformam e a absorção dos seus nutrientes. Estes nutrientes absorvidos passam mais rápidamente para a corrente sanguínea muito pouco tempo depois de se ter ingerido o sumo ou o batido.

 

A fibra é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, obstipação e cancro do cólon. Ao liquefazer ou espremer as frutas e legumes, eliminamos a fibra.


Portanto, o ideal é haver um equilíbrio em alimentos crus sólidos, batidos e sumos. Deve-se comer alimentos sólidos, ricos em fibra, e beber os sumos ou batidos para complementar a dieta.

 

É importante referir que os alimentos que são cozinhados perdem grande parte das enzimas, daí a importância dos alimentos crus.

 

 A imagem que vos apresento no início deste artigo é do meu batido desta manhã, estava super delicioso, e hoje, num dia de sol maravilhoso, optei por bebê-lo ao ar livre, para respirar ar puro, e também para apanhar a minha "dose" de sol necessária para aumentar a Vit D3.

 

Aproveitar o bom tempo, respirar Ar puro fazendo 3 respirações profundas 3 vezes por dia é otimo para aumentar o oxigénio e "nutrir " as células.

 

O sol dá vida, e sabe-se que, antes do aparecimento do primeiro antibiótico, muitas doenças eram tratadas só com a exposição solar.


O sol aumenta a Vit D3, que é considerada hoje uma hormona importante para melhorar o sistema imunitário. A maior parte das doenças acontecem por diminuição do sistema imunitário...

 

Vamos apanhar sol e ganhar mais saúde?

 

Voltando agora ao batido, deixo aqui a receita:

 

Ingredientes:

1 fatia de Papaia
1 Maçã
1 chávena de Espinafres
1 colher de sopa de linhaça
3 gotas de Stevia
Água alcalina e antioxidante

 

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador com água suficiente para bater. Juntar depois a restante água e as gotas de stevia. Beber um copo de 250ml.

 

Dica: Prefira os batidos, bem consistentes, sem coar pela manhã, e ao longo do dia fruta e legumes para "mastigar".

 

 

Benefícios da Papaia, Espinafre e Maça

 

Papaia 4.jpg

 

 

Papaia:

 

Rica em enzimas digestivas naturais, Vit E, C e Betacaroteno daí as suas propriedades antioxidantes.
Ajuda no bom funcionamento do intestino e previne a degeneração macular e cataratas.

 

As enzimas papaína e quimopapaína ajudam na digestão e previnem a prisão de ventre. 

 

As sementes são eficazes no tratamento das infeções de salmonelas, E. coli e staphylococcus. Ajudam a eliminar os paraistas intestinais.

 

O sumo puro de papaia ajuda a restaurar as bactérias boas do estômago.

 

Curiosidade: as sementes da papaia são ricas em ácidos gordos e óleo de papaia. Devido ao seu sabor apimentado pode substituir a pimenta.

 

 

espinafres dicas.jpg                                             

 

Espinafre:

 

É rico em Carotenoides Luteina e Zeaxantina que ajudam na protecção dos olhos. Também  é rico em ferro, importante para a oxigenação do sangue, cálcio, magnésio e potássio, participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular e prevenção de câimbras. Também é fonte de vitaminas A que ajuda os olhos e pulmões, complexo B e ácido fólico que dá energia e crescimento muscular, C melhora a imunidade e resistência a infecções, E que protege o sistema cardiovascular e K interfere na coagulação e ossos fortes.

 

Estudos mostraram que pode ajudar e reduzir o risco de certos cancros. Especificamente, o antioxidante caempferol parece ser protetor do risco de cancro da próstata e dos ovários.

 

 

maça 3.jpg

 

 

Maçã:

 

Rica em pectina, uma fibra, e açúcares de libertação lenta que ajudam a melhorar a saúde do coração e a regular os níveis de açúcar no sangue.

 

Devido à presença de ácido málico ajudam na digestão.

 

Costuma-se dizer que a maçã faz bem para o tratamento da prisão de ventre, mas também para a diarreia, um paradoxo, que se deve à presença da pectina que tem uma ação anfotérica. Ela actua consoante a necessidade do organismo.

 

A maça também ajuda a baixar o colesterol mau, LDL, por ação dos polifenóis antioxidantes e da pectina.

 

Ajuda a fortalecer os ossos graças ao flavonóide presente na sua casca (florizina), uma ajuda preciosa para as mulheres na menopausa. 

 

Nota: Como lhes é aplicada uma cera para dar brilho, aconselha-se a lavar muito bem antes de comer.

 

 

 Dica: Para Nutrir as células respire Ar Puro, apanhe Sol e ingira Vitaminas bebendo sumos, ou batidos frescos e saudáveis.

 

 

 

Achou interessante? Então partilhe! 
Ajude-me a espalhar saúde!

 

 
 
 
 
Fernanda Tavares
Farmacêutica
Health Coach