Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

O Stress Influencia o Cancro?

Stress.jpg

 

Será que o Stress influencia o Cancro?

 

O sofrimento psicológico, como a depressão e a sintomatologia relacionada à ansiedade, tem sido associado a um maior risco de incidência de cancro, e a uma sobrevivência baixa.

 

Foi feito um estudo com o objetivo de examinar a associação entre a angústia psicológica e a mortalidade por cancro, numa amostra que incluia participantes com, e sem situações anteriores de cancro.

 

Neste estudo coorte, os dados foram recolhidos de uma amostra comunitária de 15.453 homens e mulheres (incluindo 295 pessoas com história de cancro).

 

O sofrimento psicológico foi avaliado usando através de um questionário que deteta doenças psiquiátricas não severas, medindo assim o bem-estar psicológico.

 

Resultados:

Houve 425 mortes por incidência de cancro.

O distúrbio psicológico com um resultado mais elevado, foi associado ao aumento da mortalidade por cancro em participantes com história de cancro.

Entre os participantes sem história de cancro, houve, no entanto, uma associação entre a morte por cancro de pulmão e dor de pulmão. 

 

Conclusão:

O sofrimento psicológico foi um preditor de mortalidade por cancro, especialmente no cancro de pulmão.

A presença de participantes com história de cancro em coortes com base na comunidade, pode superestimar a associação entre “angústia psicológica” e subsequente mortalidade por cancro.

 

Podemos então dizer que:

  1. O stress aumenta o risco de se desenvolver cancro
  2. O stress diminui o índice de sobrevivência a quem já tem a doença.

 

Como gerir o Stress?

 

alegria.jpg

 

Em primeiro lugar žviver o "hoje" e o "agora" com alegria, diminuindo assim a "pré-ocupação",  o que nos leva a uma vontade de agradecer todos os dias, por tudo e por nada. 

 

E quando se vive em agradecimento há mais vontade de žsorrir e abraçar.

 

Que estratégias de Gestão de Stress podem ser usadas?

  • žIoga
  • žCoaching
  • žMindfulness
  • žMeditação
  • žBuscar a Natureza
  • Dançar

 

Estes são só alguns exemplos, tudo é uma questão de adequação a cada pessoa e à sua condição psicológica.

 

Com bons Hábitos de Vida podemos reduzir até 60 a 80% o risco de vir a ter cancro, e a Gestão do Stress faz parte de uma lista de hábitos,  a que eu chamo de  "11 Passos Para Uma Saúde de Sonho".

 

Boas escolhas!

 

Partilhe!