Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Importância da Fibra na Alimentação!

 

Importancia da fibra na alimentação.jpg 1.jpg

 https://www.facebook.com/FarmacyCoach/

 A Fibra Alimentar, apesar de não ser um "nutriente", é um componente muito importante da nossa alimentação, ela compreende as partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado é incapaz de digerir e absorver, passando para o intestino grosso intactas.
A fibra alimentar pode ser encontrada em frutas, legumes, leguminosas  e nos alimentos à base de cereais integrais (farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral ou de mistura, etc).
 
A fibra alimentar é classificada de acordo com sua solubilidade, em fibra solúvel e insolúvel.
Alimentos como a  aveia, cevada, frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibra solúvel, enquanto que, os cereais e os pães integrais são ricos em fibra insolúvel.
 
 Comer pelo menos 30 gramas de fibra por dia ajuda nos processos de emagrecimento, pois há um aumento do volume da dieta, sem aumentar as calorias.
As pessoas que fizeram isso durante um ano perderam quase tanto peso como aqueles que seguiram uma dieta complicada, revelou um estudo de Yunsheng Ma da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.
 
A fibra solúvel ao retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, reduz o aumento da glicose sanguínea, que ocorre após a refeição, assim como a resposta da insulina. Esta situação pode ajudar pessoas diabéticas a terem um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue, para além, de ajudar no emagrecimento.
 
A ingestão de  alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, feijões, frutas e legumes, faz-nos sentir saciados.
 
As fibras melhoram também, a função intestinal, e evitam muitos factores de risco cardiovascular, entre eles,  o colesterol.
 
Os cereais integrais fornecem em boa quantidade fibras insolúveis, que melhoram significativamente o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, bem como as suas complicações secundárias: hemorróidas, diverticulose ou outras patologias intestinais.
 
Este benefício da ingestão de fibra, particularmente a fibra solúvel, deve-se ao facto do aumento do peso das fezes, o que reduz o tempo de trânsito intestinal.
Esse efeito é ainda maior se o consumo de fibra for acompanhado por um aumento da ingestão de água.
 
Há um mito de que comer a fruta e beber o sumo é a mesma coisa, mas não é verdade.
 
A Fibra diminui a absorção da Frutose!
 
 Quando a fruta é consumida em sumo não só perde grande parte da fibra como o seu açucar (frutose) é assimilado de forma rápida pelo sangue.  Quando junta com a fibra, a assimilação da frutose é mais lenta e como tal mais... saudável. 
 
Para aproveitar ao máximo a fibra da fruta é necessário que esta seja mastigada.
É interessante experimente mastigar um pedaço de fruta muito mais tempo do que o habitual (por ex, 50 ou mesmo 100 mastigações) e ver como é evidente a presença da fibra depois de ingerido o sumo.
 
"Não façam suco de frutas! Deus criou o veneno chamado frutose e seu antídoto, a fibra."
É preferível que você faça o uso da fruta na alimentação em sua forma original. Quando você bate o alimento as fibras se rompem e a única parte que sobra é a frutose, que é a parte ruim da fruta."
 
Estas são palavras do Dr. Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo, que faz um alerta às pessoas para não sómente sumos, preferindo antes comer a fruta inteira, para assim, usufruirem ao máximo dos benefícios da fibra.
 
Claro que, os sumos pela manhã são ótimos pois os seus nutrientes são mais fácilmente absorvidos, e sendo ricos em anti-oxidantes, funcionam como desintoxicantes, mas como em tudo na vida, há que haver equilíbrio.
 
 
 
Gostou? Então partilhe! 
Ajude-me a espalhar saúde!

 

 
 
 
Fernanda Tavares
Farmacêutica
Health Coach
 
 
Siga a página no facebook, e veja mais dicas de saúde e qualidade de vida
 

 

 

 
 
 
Achou interessante? Então partilhe! 
Ajude-me a espalhar saúde!

 

 

 

Fernanda Tavares

Farmacêutica

Health Coach