Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Alho - Benefícios na Prevenção de Doenças Cardiovasculares

 

 

Benefícios do alho

 

 
O alho faz parte dos alimentos utilizados nas cozinhas portuguesas e, também de muitas cozinhas por este mundo fora.
Muitas pessoas não têm a noção do poder que tem este alimento na prevenção de uma série de doenças. 
Pela sua importância, hoje cá estou eu, para falar  um pouco sobre este poderoso alimento. 
 
O alho (Allium sativum) é uma planta medicinal também conhecida como garlic (inglês). Pertence à família das Liliáceas.
O alho ajuda a proteger o organismo de muitos tipos de doenças infecciosas e, da ação de vírus e bactérias, como é o caso da Salmonella.
Pessoas que consomem alho em doses adequadas diariamente são muito menos passíveis de serem vítimas de resfriados comuns, do que aqueles que não consomem.
O alho é usado no tratamento de muitos problemas do sistema circulatório, pois ajuda a prevenir a agregação de plaquetas, tendo grandes benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares.
alicina é o fitoquímico mais citado presente no alho, mas o bolbo contém de facto mais de 70 ingredientes activos, com uma vasta gama de propriedades terapêuticas que têm sido exploradas e demonstradas em mais de 2000 estudos.
Esta planta mal cheirosa é, provavelmente, a nossa planta por excelência, para ajudar qualquer problema circulatório ou de coração. Reduz a tensão arterial (a leitura sistólica em 20 a 30 pontos e a leitura diastólica em 10 a 20 pontos, de acordo com alguns estudos feitos em pessoas com hipertensão arterial).
Reduz também o colesterol lipoproteíco de baixa densidade (LDL) em 10 a 20 por cento e os triglicéridos em cerca de 15 por cento, e impede de forma acentuada a oxidação do LDL em placa aterosclerótica obstrutora das artérias.
 
O alho diminui a incidência de cancro, particularmente no sistema gastrointestinal (a alicina interfere com a produção de nitrosaminas carcinogénicas no estômago) e fortifica as defesas naturais do organismo, principalmente ao duplicar a actividade das células assassinas naturais na corrente sanguínea.
 
O alho é o topo da excelência dos «alimentos farmacêuticos».
 
Não precisa de compostos isolados ou de extractos para um efeito medicinal, pode ingerir a planta inteira. De facto, a planta na íntegra é muito provavelmente melhor do que quaisquer suplementos processados .
Experimente comer 1 a 3 dentes de alho por dia.
Quando corta ou esmigalha o alho, a alicina é libertada, e começa de imediato a dissipar-se, o cheiro é parte da cura: quanto mais malcheiroso, melhor faz à saúde
 Para quem prefere usar suplementos, deixo aqui uma boa opção, veja informações clicando na Imagem:
 
 
Precauções e contra indicações do Alho:
Geralmente nenhumas, quando tomado em quantidades terapêuticas racionais. Sem dúvida terá um cheiro a alho no hálito e talvez também na pele. Algumas pessoas invulgarmente sensíveis podem experimentar uma reacção dermatológica alérgica ou sofrer de ataques de asma (mesmo ao inalarem o pó de alho no frasco de especiarias.
Outras podem sentir náuseas ou diarreia. Se consumir mais de cinco dentes de alho por dia, pode ficar com azia ou sentir alguma flatulência. Doses elevadas podem causar tonturas, arrotos, dores de cabeça, ou suores profusos. Tal como com outras plantas picantes, a aplicação directa pode irritar a pele.
 
O alho potencia os efeitos de muitos medicamentos de prescrição médica– medicamentos dos quais pode reduzir a sua dependência sob a direcção de um médico fitoterapeuta, como por exemplo, anti-inflamatórios não esteróides e anticoagulantes .
O alho pode também interagir ou aumentar a eficácia de medicamentos metabolizados pelo fígado, como por exemplo, o alprazolam (Xanax).
No caso de ser uma pessoa que faz medicação peça conselho ao seu médico, farmacêutico, fitoterapeuta, ou técnico de saúde que o acompanha.
Dica: Consuma alho diáriamente, no tempero das suas refeições, cortado aos pedaços acompanhado de um copo de água, ou, na forma de suplemento.
 
Alguma questão sobre este assunto pode contactar-me através da página de facebook 
 

simbolo facebook.png

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 Newsletter nos artigos.jpg
 
 
 ---------------------------------------------------------------------

Sessões de Coaching de Saúde e Qualidade de Vida!

Aprenda a ser Saudável mudando os Pensamentos!

-Programa Personalizado de Alimentação e de Vida
-Diminuição de Stress
-Melhor equilíbrio entre Corpo e Mente
-Prevenção de Doenças
-Nutrição Funcional e Ortomolecular

 

Marcações:
Skype: fernanda_t61
Email: tavaresnanda61@gmail.com
Telefone: +351 966206406