Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

CORONAVÍRUS COVID-19- O que é? Onde tudo começou?

 

O que é Como apareceu.jpg

 

Alguém imaginou um dia viver uma pandemia desta natureza?

Eu não!

 

Estamos quase todos fechados em casa, o mundo quase que parou à custa de um ser invisível que se espalhou de uma forma gigantesca em tão pouco tempo.

Num breve resumo, cá estou a escrever sobre o Coronavírus 2019 agora denominado SARS-CoV-2 (severe acute respiratory syndrome coronavirus 2) e a doença que origina chamada Covid-19.

 

Mas então o que é o Coronavírus?

Este novo vírus é de uma família de vírus aonde se incluem as gripes e vírus como SARS e MERS. Ele  foi inicialmente nomeado “2019-nCoV” .

Foi muito rápido entre o dia que este vírus apareceu e o dia em que foi declarado pandemia pela OMS.

Inicialmente não se imaginava que fosse tão perigoso,  mas em pouco tempo ele provou  ser muito mais perigoso, para além de ter atingido todo o planeta mostrando o seu alto grau de contágio, deixando em completa ruptura os sistemas de saúde de todos os continentes incluindo os de muitos países desenvolvidos da Europa.

 

Clique na imagem em baixo e acompanhe os dados num mapa que tem mais de 1000 milhões de visitas todos os dias.

Mapa.png

 

Qual a origem do Covid-19?

Foi a 31 de dezembro de 2019, a OMS (Organização Mundial de Saúde) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Estávamos perante um vírus novo.

Uma semana depois, em 7 de janeiro, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo vírus. 

 

Covid-19 será uma arma biológica?

Segundo Francis Boyle, especialista em armas biológicas, as evidências sugerem que o COVID-19 é um coronavírus armado com origem na instalação de nível de biossegurança 4 (BSL-4) na cidade de Wuhan.

Será? Ficamos todos na dúvida...

 

Mas como funciona o vírus? 

Este vírus tem a particularidade de se ligar a um recetor ECA (Enzima Conversora da Angiotensina) e assim penetrar na célula causando uma infeção viral. 

Apesar da taxa de mortalidade ser baixa entre a população saudável, nomedamente crianças, jovens e adultos com menos de 50 anos, essa taxa aumenta de forma muito acentuada nos idosos e doentes com doenças crónicas ( hipertensão, diabetes, doenças auto-imunes, doentes oncológicos...) que têm um sistema imunitário mais debilitado.

A facilidade de contaminação por via aerea é também uma característica preocupante à qual se junta um período de incubação que pode chegar a 2 semanas e durante as quais o portador/infectado não aparenta sintomas da infecção mas vai contaminando todos em seu redor!

 

Este é um dos grandes problemas e por isso temos que #ficaremcasa!

 

E como  podemos fazer prevenção?

No próximo artigo falarei um pouco mais sobre o nosso sistema imunitário, que alimentos são benéficos e, que suplementos podemos fazer muitos deles com estudos cientícos recentes. 

 

Boas escolhas!

FMT 🌸💜

 

Partilhe! Ajude-me a espalhar Saúde!