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FarmacyCoach

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Benefícios dos ácidos gordos Ómega 3

Os ácidos gordos podem ser classificados em três tipos: saturado, monoinsaturado e polinsaturado.

Foto Ácidos Gordos.jpg

 

O Ómega 3 é uma gordura polinsaturada, composta por três tipos:

  1. Ácido alfa-linoleico (ALA)
  2. Ácido eicosapentaenoico (EPA)
  3. Ácido docosahexaenoico (DHA)

 

O consumo adequado dessa substância ajuda a evitar doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, diabetes, atrite reumatoide e cancro.

Nas doenças cardiovasculares, por exemplo, o ómega 3 é excelente para diminuir o índice de triglicéridos e até para evitar a agregação plaquetária.

 

Vejamos um pouco mais em pormenor os benefícios do ómega 3:

 

  • No sistema nervoso ajudam a diminuir o risco de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, favorecendo a memória, a parte cognitiva e até a depressão. Também melhora o humor, a ansiedade e também estimula o prazer. Vários são os estudos que demontram a diminuição do ómega 3 em casos de depressão.

 

 

  • Na pele ajuda a diminuir a perda de elasticidade, rugas, eczema, acne, comichão...

 

  • No sistema hormonal  atua diminuindo os desconfortos do síndrome pré-menstrual, as dificuldades da menopausa e ainda problemas de fertilidade.

 

  • No sistema imunitário ajuda a diminuir o aparecimento de alergias, problemas ORL com repetições, e todas as situações clínicas devidas do comprometimento do sistema imunitário.

 

  • No sistema cardiovascular ajuda em casos de hipercolesterolemia, hipertensão arterial e todas as situações clínicas cardiovasculares.

 

Váris são os estudos que demonstraram que o consumo de ómega 3 ajuda a reduzir o nível de triglicéridos, de colesterol total e do colesterol LDL. Além disso tem um efeito anticoagulante.

 

  • Nos processos inflamatórios o seu uso diminui os desconfortos osteoarticulares, as inflamações crónicas incluindo a artrite reumatoide, em que pode haver uma diminuição do uso de anti-inflamatórios. Estudo sobre artrite reumatóide para consulta AQUI.

 

  • Nos ossos em caso de osteoporose, também é benéfico, pois o ómega 3 ajuda a absorção do cálcio pelo organismo.

 

  • Na gravidez e amamentação sendo bom para a mãe e para o feto. Também é essencial para o desenvolvimento do recém-nascido (uma carência nesse período pode provocar dificuldades de aprendizagem, perturbações do comportamento e da visão). De notar que a falta de ómega 3 no pós parto pode induzir a depressões pós-parto.

 

  • Na obesidade alguns estudos prospetivos apresentam uma potencial relação positiva associada ao consumo de ómega-3 e a redução da adiposidade.

 

  • Na prevenção do cancro em especial para as mulheres, com o uso das sementes de linhaça apenas com o uso de 2 colheres de sopa por dia, podem ter menos 42% risco de morte por cancro. Isto porque o ácido linolénico tem ação žanti-inflamatório, antioxidante, žimpedem metástases, regula estrogénios e atua na žantiangiogénese.Ver estudo Aqui.

 

Alimentos ricos em ómega-3

 

alimentos com ómega 3 ..jpg

 


O ómega 3 está presente nos peixes de águas salgadas como o salmão, a sardinha, o robalo, o atum e outros.

As sementes de linhaça e as sementes de chia, são também boas fontes de ómega 3.

As oleaginosas como as amêndoas, as nozes, o sésamo, os pistácios, os pinhões são também ricos em ácidos gordos insaturados.  

Tendo em conta a dificuldade em se ingerir as quantidades suficientes desta gordura é importante a toma em suplemento alimentar

 

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