Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Benefícios do Pepino!

Benefíios do Pepino.jpg

 

O pepino tem na sua composição bastante água rica em minerais, vitaminas e eletrólitos, que são bastante absorvidos, daí a sua importância de o consumir com regularidade. Também contém fitoestrogénios e enzimas digestivas que benefeciam os intestinos.

 

Os benefícios do pepino são variados, tendo e conta toda a sua riqueza em nutrientes:

 

  • Promove intestinos saudáveis

Contém eripsina, uma enzima digestiva que ajuda a decompor as proteínas. Também atua como antiparasitario, e ajuda a purificar e tonificar os intestinos. Esta ação é muito importante, tendo e conta, que o intestino saudável é promotor de boa saúde. 

 

  • Previne alguns tipos de cancro 

Contém lariciresinol, secoisolariciresinol e pinoresinol, três hormonas vegetais (lignanas) que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares (a sua riqueza em potássio também beneficia o coração), e vários tipos de cancro, incluindo os da mama, do útero, dos ovários e da próstata (cancros hormona dependentes).

 

  • Tem uma ação diurética

A sua capacidade de equilibrar a água no organismo, mantém a hidratação do organismo, sendo assim importante na prevenção de problemas renais. Para além da sua ação levemente diurética, também ajuda a prevenir a obstipação.

 

  • Ajuda a função urinária

O ácido cafeico presente no pepino ajuda a prevenir a retenção de líquidos. Contém outros nutrientes que ajudam a dissolver acumulações de ácido úrico e pode ajudar no tratamento de cálculos nos rins e bexiga.

 

  • Beneficia a diminuição do colesterol

Contém esteróides vegetais benéficos que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol "mau" (LDL).

 

  • Melhorar a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo

Esta função deve-se à sua riqueza em  antioxidantes e carotenoides.

 

 

 

A grande vantagem do seu uso diário, é ser um vegetal muito pobre em calorias mas rico em água, em minerais e antioxidantes.

 

 

Para aproveitar ao máximo os seus benefícios podem-se comer as sementes que são bastante diuréticas e, a casca que é rica em selicio, clorofila e químicos amargos que ajudam a digestão. Também na casca é onde se concentram mais os esteróis que ajudam a baixar o colesterol.

 

 

O seu uso na pele:

 

A casa do pepino, e seu interior rico em água, garantem-lhe uma temperatura sempre menor do que a do ambiente, o que o torna excelente para refrescar e tonificar a pele. Deve ser colocado sobre a pele, ou sobre as olheiras.

 

 

 

Sumo Detox de Pepino

Ingredientes:

  • 2 maçãs com casca
  • 1 pepino médio
  • 3 folhas de hortelã
  • água alcalina

 

 Preparação:

 

Retirar as sementes das maçãs e bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber gelado, sem açúcar, ou com adoçante natural.

 

 

 

Dica: Fazer chá com a casca para aliviar pernas e mãos inchadas.

 

Partilhe!

2 comentários

Comentar post