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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Benefícios da Caminhada!

 
 
 
 
 
E se houvesse algo que pudesse fazer todos os dias que queimasse calorias, fosse bom para o coração e ajudasse a mantê-lo/a jovem?
 
Aceitaria fazê-lo?
 
Esta é a razão pela qual os médicos estão tão focados nas caminhadas, especialmente frente a uma nova pesquisa que diz que andar faz bem para tudo, desde diminuir os riscos de cancro da mama até ajudar a dormir.
 
A caminhada é um dos melhores exercícios para quem pretende perder peso.
 
Mas para além de ajudar a perder peso tem muitas mais vantagens, quando feito ao ar livre.
 
 
BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

 
Melhora a circulação – Vários estudos demonstraram que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24horas após o exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a expandirem-se, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

 
Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chega aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

 
Combate a osteoporose – O impacto que os nossos pés têm como chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo. Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.

 
Afasta a depressão – Quando se pratica exercício físico,o nosso corpo liberta ainda mais uma hormona chamada de endorfina, que é responsável por nos dar a sensação de alegria e relaxamento.

 
Melhora a auto-estima -  Estudos reveralam que o humor e auto-estima das pessoas que faziam qualquer que seja a actividade ao ar livre, em locais com muito verde eram mais humorados e tinham a auto-estima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem as suas vantagens em relação ao uso da passadeira.

 
Saúde Mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento, retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção.
 
 
Estudos demonstram que 20 minutos de caminhada por dia podem baixar em 30% o risco de ter um AVC.

 
Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores à prática de exercício, além de melhorar o  sono durante a noite.

 
Emagrece! – Como não poderia deixar de ser, este aqui é um dos  benefícios da caminhada mais procurado. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e acaminhada é, e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo.

 
Diminui a vontade de comer – Caminhar diminui a vontade de comer alimentos prejudiciais para a saúde.

 
Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece pois a atide do pâncreas e do fígado são estimuladas durante acaminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

 
Desafio para quem tem excesso de peso:
 
-Andar meia hora, cinco vezes por semana.
Todo mundo tem esse tempo na agenda para se exercitar, vamos combinar?

 
Quem disser que "não" vai mudar de ideias ao saber que esse tempo de caminhada é o necessário para queimar mil calorias por semana e perder até 4 quilos por mês, quantidade suficiente para diminuir um número na roupa…
 

 

Aceita o desafio?
Espero que sim :)
 
 
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Ajude-me a espalhar saúde!

 

 

 

Fernanda Tavares

Farmacêutica
health Coach