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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Aveia e seus Benefícios

 
 
 
A Aveia é rica em fibra podendo ajudar a reduzir o colesterol, e prevenir doenças cardiovasculares. 
 
As suas fibras fazem com que o alimento ingerido seja digerido de forma lenta e gradual. Desta forma cada nutriente é aproveitado correctamente e proporciona uma libertação de insulina moderada e mais lenta. Por esse motivo a aveia é altamente recomendada para pessoas que sofrem dediabetes do tipo 2, diminuindo os picos de glicémia quando ingerida
 
Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras,a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol mau e controla a quantidade de açúcar no sangue, como já foi referido. Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correta.
 
 
Recomenda-sea ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar entre cinco a seis copos de água por dia, para evitar um efeito contrário, que é a obstipação.
 
 
 
Aproveite os benefícios deste rico alimento introduzindo-o diáriamente na sua alimentação.
 
 
Nota: A aveia tem glúten, caso pretenda fazer uma alimentação isenta desta proteína presente na aveia, no trigo, centeio e cevada, deverá excluir todas estes alimentos. 
Pessoas com intolerância ao Glúten ( celíacos), e com sensibilidade intestinal também têm que excluir da sua dieta alimentar.
 
 
Deixo-vos uma receita que tenho feito, muito gostosa e nutritiva. Uma boa sugestão para um pequeno almoço saudável, para quem pretende emagrecer, ou simplesmente ter uma alimentação mais saudável.
A juntar aos benefícios da aveia, tem a maça que é uma fruta super antioxidante e nutritiva, a linhaça que contém omega 3 e a canela que ajuda a reduzir os níveis de açucar.
 
 
Receita de Papas de Aveia com Maça, Linhaça e Canela moida:
 
 
Ingredientes:
(para uma pessoa)

1 maçã ralada ou cortada em pedaços muito pequenos
200 ml de sumo de maçã (sem açúcar, corantes ou conservantes)
1/2 colher de chá de canela 
3 colheres de sopa de flocos de aveia e linhaça

Colocar numa panela pequena a maçã ralada( ou cortada), a canela, o sumo de maçã e os flocos, misturar e levar a cozer em lume brando. Assim que levantar fervura, deixar cozer por 1 a 2 minutos (pode depender da marca dos flocos). Retirar do lume e comer à temperatura preferida.
 
O sumo de maça pode ser substituido por bebida de arroz.
 
 
 
 
 
Pode ser comido quente ou frio...eu prefiro comer quentinho :)
 
 
 
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 Vamos espalhar Saúde!
 
 

 

 

Fernanda Tavares
Farmacêutica / Terapêuta Ortomolecular
Health Coach
 
 

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