Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Antioxidantes e sua Importância na luta contra os Radicais Livres!

"Minuto da Saúde"
 
 
Os antioxidantes são fundamentais para travar os efeitos do envelhecimento prematuro, são substâncias que evitam a formação de radicais livres no nosso organismo.
 
Radical livre.png
 
 
O que pode originar os Radicais Livres?
 
Os produtos tóxicos, as gorduras saturadas, alguns medicamentos, o fumo, as bebidas alcoólicas,  o exercício físico, o stress, o uso de telemóveis, computadores, o próprio ato de respirar, tudo isto pode origem à presença de radicais livres, que são moléculas instáveis de oxigénio, as quais, se não forem neutralizadas, dão origem a destruição e alteração das células, o que leva a lesões e desnaturação celular, alterando o respetivo DNA e acelerando o envelhecimento, o que provoca desequilibrios que levam ao aparecimento de doenças degenerativas.
 
O nosso corpo luta naturalmente contra esses radicais livres, mas, com a simples passagem do tempo, os maus hábitos de vida, as doenças, e a poluição ambiental e alimentar, esses radicais começam a ganhar a batalha que, gradualmente, deixa o nosso corpo num total stress oxidativo.
 
Pensando no nosso corpo com vários terrenos biológicos, aqui teremos um terreno oxidado desnaturado, que se caracteriza por uma tendência degenerativa, que leva a um envelhecimento precoce.
 
Os antioxidantes são fundamentais para travar os efeitos do envelhecimento.
 
 Um organismo com stress oxidativo, ou seja oxidado, pode fazer com que a gordura se armazene nas artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo e levando à ocorrência de tromboses e enfartes. Para o prevenir, devemos evitar gorduras saturadas e trans e tentar produzir menos radicais livres, levando um estilo de vida mais saudável, sem poluição e sem stress e consumindo antioxidantes. 
 
Neste processo que leva a um enferrujamento das células, os antioxidantes são as moléculas  que bloqueiam essa oxidação, prevenindo o envelhecimento precoce e diminuindo o stress oxidativo.
 
 
Imagine o radical livre como o bandido que quer derrubar as suas defesas, deixá-lo gordo, flácido e doente e o antioxidante como o herói que mata o bandido antes que este possa agir. A afirmação mais correta, seguindo este contexto, seria dizer que o antioxidante não cura mas, sim, previne, já que neutraliza e elimina as moléculas nocivas, os radicais maus da fita.
 
A saúde do nosso corpo depende da saúde das nossas células.
 
 Características de um Terreno Oxidado, ou seja, um Organismo Oxidado:
  • Desenvolvimento acelerado de rugas, olheiras e perda de elasticidade cutânea.
  • Perturbações degenerativas, neoplasias, doença de Parkinson, Doença de Alzheimer
  • Perturbações cardiovasculares, oxidação do LDL
  • Doenças inflamatórias como a aterosclerose, e outras .
 
Porque devemos usar os Antioxidantes?
  • Aumentam as defesas
  • Têm electrões extra que podem doar os radicais livres, neutralizando assim os radicais livres
 
Quais as Fontes de Antioxidantes?
  • Alimentação diversificada- Fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, óleo de coco, azeite, comida orgânica e não processada
  • Suplementos

 

 
Antioxidantes2 alimentação blog.png
 
Alimentação diversificada:
 
Para quem ainda têm dúvidas, os ensaios clínicos já realizados comprovaram benefícios reais em indivíduos que mantêm uma dieta regular repleta de antioxidantes. Um legume ou fruta, que, por regra, combine um ou dois antioxidantes, pode fazer muito pela nossa saúde. Porém, há que manter, não só uma alimentação constante no que toca a alimentos ricos em antioxidantes, como fazer a ingestão na quantidade adequada, uma vez que um soldado antioxidante contra um batalhão de radicais livres não fará nada.
 
A quantidade de antioxidantes necessária para que seu corpo funcione bem, equivale ao consumo de cinco alimentos (seja legume, seja fruta), todos os dias. E quanto mais coloridos forem, mais reforçado estará o organismo na luta diária contra os radicais livres, os causadores de doenças.
 
 
Alimentos aonde podemos encontrar os antioxidantes mais benéficos para o seu organismo:
 
- Vitamina A
  Cenoura, abóbora, batata-doce, brócolos e melão são boas fontes desta vitamina. Esta vitamina faz bem à pele e mucosas e é muito importante para a visão.
 
- Vitamina C
Está presente em alimentos como a laranja, a lima, o limão, o melão, o Cajú, o kiwi, o morango, os vegetais verdes e o tomate. Necessária para um desenvolvimento adequado no crescimento, desenvolvimento ósseo e mecanismos imunológicos, na reprodução e na diferenciação de tecidos. 
 
- Vitamina E
Óleos de frutos e sementes, amêndoas, nozes, castanha-do-maranhão, gema de ovo e folhas verdes escuras são alguns dos ingredientes que a fornecem. Previne a oxidação dos ácidos gordos polinsaturados e as membranas celulares da ação dos radicais livres.
 
- Betacaroteno
Está naturalmente presente nas verduras de folhas verdes escuras, na abóbora, na cenoura e no tomate. Melhora o sistema imunitário e ajuda a melhorar o bronzeado. 
 
- Selénio
Encontra-o na castanha-do-maranhão, na castanha de cajú, no gérmen de trigo, nos peixes, nos mariscos, no fígado, na carnes e nas aves. Um micronutriente mineral com poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. 
 
- Bioflavonoides
Citrinos e uvas escuras ou vermelhas são boas fontes desta substância. Maximizam os efeitos antioxidantes da vitamina C. Fundamentais para uma função capilar adequada. Alguns parecem ser antibióticos naturais e agentes anticancerígenos. 
 
- Licopeno
Encontra-se no tomate. Um antioxidante da família da vitamina A. O seu consumo está relacionado com a redução do risco de desenvolvimento de cancro da próstata, pulmão e estômago.
 
- Isoflavona
Um composto de soja que contém fitoestrogénio, utilizado para diminuir os sintomas de menopausa, TPM ou osteoporose.
 
- Catequinas
Frutos silvestres, morango, uva e chá verde são boas fontes.
Com importante ação antioxidante, evitam danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores. 
 
- Ácido elágico
Encontra-o na uva, no morango e nas nozes. Efetivo na prevenção do desenvolvimento do cancro induzido. 
 
- Resveratrol
Atua ao varrer os radicais livres do organismo e inibe a oxidação das gorduras. Presente na casca da uva. 
 
Qual a quantidade recomendada de alimentos ricos em antioxidantes que devemos ingerir todos os dias?
 
Não existe uma quantidade mínima recomendada para cada antioxidante, há, no entanto, estudos que indicam que 800gr de legumes e frutas por dia aumentam o poder antioxidante.
As necessidades dependem do nível de produção de radicais livres em cada indivíduo. Por isso, recomenda-se que as pessoas comam diariamente uma variedade de alimentos de todos os grupos básicos.
 
 Como usar os Suplementos Alimentares?
 
Apesar de uma alimentação variada, muitas vezes há necessidade de suplementar visto que atualmente muitos são os alimentos que já não têm os nutrientes necessários.
 
Sugere-se o uso de suplementos específicos para cada faixa etária. É sempre importante lembrar que o excesso também não é benéfico. Altas doses de antioxidantes podem conduzir a problemas de saúde, incluindo a diarreia, sangramento e ao risco de reações tóxicas.
 
Há que ter atenção pois nem todos os antioxidantes são bons, cada pessoa tem as suas necessidades específicas e o seu organismo pode ter uma absorção diferente.
 
Os suplementos antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, deve ser aconselhado por um profissional qualificado.
 
 
 Partilhe! 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.