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FarmacyCoach

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Anemia e Alimentos Ricos em Ferro

Alimentos ricos em Ferro

 

 

 

Que alimentos se devem consumir para ajudar a combater a anemia?

 

Neste artigo ficará a saber quais os alimentos que são ricos em ferro de origem animal e vegetal e, que cuidados a ter na sua ingestão para uma melhor absorção do ferro.

 

O consumo de alimentos ricos em ferro é muito importante para a cura de anemia, além de um suplemento rico em Vit. B12, Ácido Fólico e Ferro.

 

A causa mais comum de anemia é a falta de ferro. O ferro absorvido na alimentação é usado para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos e permite o transporte do oxigénio, necessário ao funcionamento de todas as células do organismo.

 

Muitas vezes a anemia é confundida com fadiga, e a ida ao médico, e consequente diagnóstico é feito quando já há falta de força, tonturas, palidez, desmaios, unhas quebradiças, perda de apetite, dificuldade de concentração e muitos outros sintomas. 

 

Os idosos, crianças e, grávidas têm uma necessidade maior de ferro no organismo.

 

Se as análises ao sangue, determinam que a anemia é provocada por insuficiência de ferro, dependendo dos valores assim o tratamento será feito com suplementos de ferro, por via oral ou injetável.

 

Um alimentação equilibrada, é de todo importante, pois que, em muitos casos pode reverter os valores das análises.

 

 

Alimentos ricos em ferro de origem animal:

 

- Carne de vaca, frango, fígado, farinha de peixe, gema de ovo, etc.

 

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal:

 

- Grão, salsa, agrião, ervilhas, feijão branco e preto, beterraba crua, etc.

 

Como melhorar a absorção do ferro: 

 

 

Os alimentos ricos em Ferro para anemia, de origem vegetal, devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C para melhorar a absorção de Ferro.

 

 

 

frutas com Vit C.jpg

 

 

No caso de carnes e outros alimentos de origem animal esse cuidado não é necessário porque o Ferro é absorvido com facilidade.

 

 

Ao escolher alimentos mais ricos em ferro para anemia é importante:

 

  • Consumir uma fonte de Vitamina C sempre que comer um alimento vegetal rico em Ferro. Como por exemplo, arroz com feijão preto e laranja de sobremesa.

 

  • Evitar consumir alimentos ricos em Cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo. O cálcio é um inibidor natural da absorção do Ferro.

 

  • Comer alimentos integrais apenas em refeições como o lanche ou o café da manhã e não ao almoço e jantar. Os Fitatos presente em maior quantidade nos cereais e fibras dos alimentos integrais, por exemplo, diminui a eficiência da absorção do Ferro presente nos alimentos.

 

  • Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

 

 

 Medicamentos que interagem ou inibem a absorção de ferro:

– Anticonvulsivantes.
– Penicilinas,Tetraciclinas e Trientina
–  Antiácidos.
– Inibidor da bomba de protões (fármacos usados no tratamento de úlceras gastrointestinais), pode reduzir a absorção de ferro até 50%.

 

 

Deve-se dar um intervalo de pelo menos 2 horas, entre a toma do ferro e medicamentos, ou alimentos que inibem a sua absorção.

 

 

Dica:

Misturar frutas e legumes nos sumos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o sumo de beterraba batido no liquidificador com salsa e maça e, o bife de fígado.

 

Boas escolhas!

 

 

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