Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

Alimentos Anti-Inflamatórios!

anti-inflamatórios.jpeg

 

 

A inflamação crônica é a causa de muitas doenças, incluindo a artrite reumatoide, a aterosclerose, a febre do feno e muitas outras doenças, incluindo o cancro.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios é a primeira linha de tratamento, mas têm muitos efeitos secundários, especialmente quando utilizados a longo prazo.

 

A nutrição funcional é uma abordagem eficaz e interessante aonde se utiliza alimentos específicos para determinadas situações clínicas, não só como preventivos, mas também como curativos.  Esta é certamente uma forma de evitar a toma de grandes quantidades de medicamentos químicos.

 

Alimentos anti-inflamatórios:

 

Açafrão da Índia ou Curcuma: Contém curcumina um potente anti-inflamatório. Esta especiaria é mais eficaz usada juntamente com pimenta preta, pois esta potencia a sua absorção. Veja aqui os benefícios do Açafrão da Índia e o famoso leite dourado para tratamento de inflamações.

 

Azeite Extra Virgem: O azeite contém ácido alfa-linoleico (ALA), um tipo de ômega-3 que é um potente anti-inflamatório. Deve-ve evitar cozinhar com azeite de oliva extra-virgem, mas sim comê-lo em cru, por exemplo, colocar em molhos para saladas ou regado sobre o alimento depois de ter sido cozinhado. Para cozinhar, utilize óleo de oliva regular ou outros óleos que podem ser aquecidos a temperaturas elevadas, como o óleo de coco.

 

Abacate: O abacate contem muitos compostos diferentes que combatem a inflamação. Isto inclui carotenoides, fito esteróis e omega-3, os ácidos gordos. Todos estes componentes trabalham em conjunto no processo anti-inflamatório.

 

Alho: O alho reduz a inflamação e dor no corpo, graças aos compostos de enxofre que  contém.

 

Gengibre: Gengibre não é só um analgésico anti-inflamatório natural, mas também foi demonstrado que protege o estômago dos efeitos de analgésicos. Beber chá de gengibre é uma boa opção para as pessoas com artrite.

 

Mirtilos: Um composto chamado antocianina nos Mirtilos é responsável pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

 

Mamão: O mamão contém enzimas papaína e quimopapaína que reduzem a inflamação do corpo. Também contém uma grande quantidade de vitaminas, incluindo C e E, que ajudam a combater os processos inflamatórios.

 

Sumo de cereja: as cerejas são um dos mais poderosos anti-inflamatórios da natureza devido às antocianinas que elas contêm. Pesquisadores descobriram que as cerejas previnem os danos dos radicais livres e inibem enzimas, como a cicloxigenase de uma forma mais eficaz do que muitos medicamentos anti-inflamatórias.

 

Salmão:  o salmão é uma das melhores fontes de ômega-3, os ácidos gordos que têm benefícios contra os processos inflamatórios. O ômega-3 é utilizado no tratamento de uma ampla gama de doenças inflamatórias, de doenças do coração, para a doença de Alzheimer, entre outras. Outros peixes oleosos como sardinhas, anchovas, robalo e a cavala também são anti-inflamatórios.

Estes são alguns dos muitos alimentos que se podem utilizar diariamente numa alimentação cuidada e saudável, com ação anti-inflamatória.

 

 Claro que, sempre que surgem situações clínicas de dor e inflamação crónicas, devem ser avaliadas pelo médico para uma análise da situação.

 

Partilhe!

 -------------------------------------

Sessões de Coaching Terapêutico!

Aprenda a ser Saudável mudando os Pensamentos!

-Programa Personalizado de Alimentação e de Vida
-Diminuição de Stress
-Melhor equilíbrio entre Corpo e Mente
-Prevenção de Doenças
-Nutrição Funcional e Ortomolecular

 

Marcações: 
Skype: fernanda_t61
Email: tavaresnanda61@gmail.com
Telefone: +351 966206406

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.