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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

7 Alimentos para Articulações Saudáveis

Muitos são os alimentos com propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a melhorar as articulações, mantendo-as mais saudáveis.

O salmão, o atum, o carapau contêm ácidos gordos ómega 3, que são anti-inflamatórios potentes. 

Assados no forno acompanhados de legumes cozidos ou saladas são uma boa opção de uma refeição anti-inflamatória.

 

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7 Alimentos para Articulações Saudáveis

 

1- Salmão 

Rico em proteína, ajuda na formação de tecido conjuntivo saudável, e em ácidos gordos ómega 3 anti-inflamatórios.

 

2- Pepino

Contém vitamina C e pode melhorar articulações inflamadas uma vez que ajuda a eliminar o ácido úrico.

 

3- Limão

Fonte de vitamina C e bioflavonóides, pode ajudar a reduzir inflamações. 

 

4- Açafrão da Índia

Contém curcumina um potente anti-inflamatório. Esta especiaria é mais eficaz usada juntamente com pimenta preta, pois esta potencia a sua absorção.

 

5- Gengibre

O zingibereno suprime substâncias que provocam dor e causam o inchaço de tecidos. Pode ser usado em pó, ou ralado em cru. 

 

6- Coentros

Fonte de vitamina A, C e K para ossos e articulações saudáves.

 

7- Cebola

Fonte de quercitina que reduz a inflamação. A cebola pode ser usada cozida ou crua, sendo mais eficaz crua.

 

Com estes alimentos podem-se fazer refeições anti-inflamatórias, usando-os em conjunto de várias formas, tudo depende do gosto e imaginação.

 

 

Benefícios do Açafrão da Índia

 

Tendo em conta que o Açafrão da Índia é o maior anti-inflamatório natural, ficam aqui mais alguns dos seus benefícios:

 

O seu principal constituinte saudável é a curcumina, um antioxidante profundamente investigado e um anti-inflamatório poderoso que pode ajudar a combater efeitos nocivos dos radicais livres e a prevenir e tratar artrite, doenças cardiovasculares, diabetes e até problemas neurológicos.

 

A curcumina tem efeito medicinal comparável a substâncias como a hidrocrtisona e fenilbutasona e, pode ser usado na artrite reumatóide e doenças inflamatórias intestinais.

 

Tem uma ação comprovada na proteção da doença de Alzheimer, pois reduz a acumulação da proteína amiloide-B no cérebro. Esta proteína causa danos oxidativos e inflamação no cérebro que é uma das principais causas desta doença.

 

Estudos laboratorias demonstram, de forma clara, que a curcumina interrompe o crescimento e o alastramento de células cancerígenas.

 

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Muitas são as pessoas que têm dores articulares e, tomam com muita frequência medicamentos anti-inflamatórios, aqui fica uma boa alternativa:


"Leite Dourado" é uma bebida indicada pelo médico americano Andrew Weil, Diretor Associado do Programa de Medicina Integrativa na Universidade do Arizona.


Autor de vários livros sobre medicina natural, e publicações sobre o mesmo tema, receita aos seus doentes com dores nas articulações das mãos, pés e joelhos. o famoso "Leite Dourado" em substituição de anti-inflamatório não esteróides.


O Gengibre e o açafrão da Índia são 2 ingredientes que são potentes anti-inflamatórios naturais.


Receita:

Bebida de Arroz ( ou outra bebida vegetal como a de coco, amêndoa...) + Gengibre fresco ralado + Açafrão da Índia fresco ralado.


Leva-se ao lume e depois de ferver, coa-se e bebe-se 3 vezes por dia, durante o tempo que for necessário.


Nota: O "Leite Dourado" da imagem foi a minha experiência com o Gengibre em pó e Açafrão da Índia em pó.   

A bebida é muito deliciosa e claro, tem a grande vantagem de ser um grande "remédio caseiro" sem efeitos secundários.


O ideal é ser feito com o gengibre e açafrão frescos!

 

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