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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

7 Benefícios do Espinafre

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O espinafre é rico em sais minerais importantes, como o ferro, o fósforo e o cálcio, ácido fólico e,  altas concentrações de vitaminas o que contribui para a saúde em geral.

 

Pode-se ingerir os espinafres em sopas, sumos, batidos, saladas, crus ou cozinhados.

 

Benefícios do Espinafre:

 

A sua riqueza  em Cálcio, faz com que seja essencial para a prevenção da osteoporose, e essencial no combate à perda densidade dos ossos. De notar, que o espinafre contém mais cálcio que o leite.

 

 A abundância em Vitamina K contribui muito para o sistema nervoso saudável e, interfere na coagulação sanguínea.

 

A sua alta concentração em Ferro, cálcio, e vitaminas importantes faz com que seja indicado para grávidas e crianças pois que, previne anemias e desnutrição.

 

O espinafre é também rico em Vitamina A, o que permite a reserva de humidade na epiderme, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e, combatendo alguns dos problemas mais comuns que afetam a pele como o acne, as rugas, a descamação, e ainda alguns problemas como a psoríase.

 

A presença de Flavonóides faz com que seja um alimento usado em nutrição funcional pois que, ajuda a diminuir a divisão celular em células de câncer, ajudando no tratamento de diversos tipos de cancro, como o da próstata, estômago, pele e mama.

 

O espinafre é um Antioxidante por excelência daí ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro.

 

Contém altos teores de luteína e zeaxantina antioxidantes que ajudam na proteção dos olhos contra a catarata e degeneração macular.

 

O consumo destas folhas verdes também tem o poder de prevenir arteriosclerose, já que é rico em beta-caroteno e vitamina C, conhecidos antioxidantes, que impedem a fixação de colesterol LDL nas artérias e veias. Também a presença de ácido fólico, ou folato, ajuda nesse combate, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Descrição Resumida de 7 dos Benefícios do Espinafre:

 

  • Ajuda na formação dos dentes e ossos

 

  • Ajuda a resolver problemas de coagulação sanguínea 

 

  • Previne problemas do aparelho digestivo

 

  • Previne a desnutrição e anemias

 

  • Mantém a saúde da pele e dos olhos

 

  • Protege o sistema cardiovascular

 

  • Ajuda na prevenção de vários tipos de cancro

 

A introdução do espinafre na alimentação diária é muito importante, na dose de 1 chávena diária, no mínimo 5 vezes na semana.

 

Começar o dia com uma Omolete de Espinafres é ótimo para a saúde, pois juntar os espinafres ao segundo alimento melhor do mundo, o ovo, tem benefícios a dobrar.

 

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Receita:

 

  • 1 ovo 
  • 1 chávena de folhas de espinafre
  • 1/2 tomate
  • Cebola picada a gosto
  • Pimenta preta e açafrão da índia
  • 1 pitada de flor de sal

 

Frito em óleo de coco extra virgem

 

Nota: A banana neste pequeno almoço entrou a pensar na sua riqueza em potássio e, por ser energizante. O Potássio é um nutriente que equilibra o sódio no organismo, prevenindo a tensão arterial alta . Devemos ingerir 5 g de potássio todos os dias, provenientes de cinco porções diárias de frutas e hortaliças.

 

Bom apetite!

 

 

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Fernanda Tavares
Farmacêutica
Health Coach