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FarmacyCoach

Bem-Vindo ao meu Blog de Dicas de Saúde e Qualidade de Vida!

9 Passos para a Prevenção do Alzheimer

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Alzheimer uma palavra que assusta…

 

A causa exata ainda é desconhecida, mas as estatísticas dizem que 1 em cada 8 homens, e 1 em cada 4 mulheres vão desenvolver esta doença.

Tudo começa com o simples esquecimento de uma chave, depois das palavras-chave de uma conversa e, parece que, tudo se vai apagando até o dia que a pessoa já nem do seu nome se lembra.

 

Será que é uma situação puramente genética, sem que nada possamos fazer?

 

As memórias dos filhos, netos, da vida…, vão-se embora. Parece que chega um apagão de tudo, família, conquistas alcançadas, identidade, tudo vai…

 

Mas, a boa notícia é que sabemos hoje, que podemos ajudar o cérebro a recuperar algumas alterações devido à neuroplasticidade cerebral.

Determinados nutrientes e vitaminas podem ajudar a preservar e regenerar memórias, melhorar a atenção, restaurar a energia cerebral e ainda prevenir a degeneração dos neurónios.

Estudos científicos evidentes mostram que podemos prevenir e ajudar a melhorar pessoas com Alzheimer e, outras doenças degenerativas cerebrais.

 

Então, de uma forma muito rápida e simplista, mas importante,  aqui ficam só alguns dos muitos passos a dar para a prevenção desta doença:

 

 9 Passos para a Prevenção do Alzheimer

 

  1. Diminuir a ingestão de hidratos de carbono simples, eliminando por completo o açúcar branco
  2. Consumir diariamente óleo de coco
  3. Suplementar com Ómega 3, Magnésio e Vitamina D3
  4. A toma das Estatinas deve ser evitada ou retirada, sempre com orientação do médico
  5. Ingerir alimentos prébioticos ou tomar probióticos
  6. Diminuir os níveis inflamatórios do organismo com alimentos anti-inflamatórios
  7. Fazer coisas novas, como aprender música, uma língua diferente, dança, etc…
  8. Ter um sono reparador
  9. Praticar exercício físico com regularidade

 

Até breve, com a explicação destes 9 passos...

Como será que eles interferem de forma positiva no nosso cérebro?

 

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9 Dicas Para Manter o Peso Durante o Natal e a Passagem do Ano! (2ª Parte)

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Antes de mais é importante não chegar a esta época com muita ansiedade em relação ao ganho de peso. O ideal é desfrutar da melhor forma estes dias festivos.

 

Durante os dias de Natal e na passagem do ano as famílias reúnem-se à mesa, aonde as comidas tradicionais da época são “apresentadas” de forma “aliciante”.

 

Conforme prometi a semana passada aqui ficam as dicas e truques para podermos provar aquelas coisinhas boas e saborosas, desfrutando da companhia dos nossos familiares e amigos:

  1. Não ir para mesa com muita fome
  2. Escolher o que comer, não indo na “onda” de comer um pouco de tudo. Depois da escolha feita, há que ter em atenção às quantidades.
  3. Mastigar muito bem os alimentos, quanto mais tempo se leva a mastigar maior é a sensação de saciedade
  4. Evitar muitos líquidos às refeições, principalmente bebidas com gás e, não abusar do álcool.
  5. Beber bastante água ou chás entre as refeições (cardo mariano, alcachofra, hibisco, dente de leão, chá verde, são alguns exemplos), pois ajudam na digestão e desintoxicação do fígado.
  6. Não ficar sentado à mesa durante horas, pelo contrário preferir conversar em pé ou fazer as tarefas, como por exemplo, arrumar a cozinha, levar o lixo, etc.
  7. No fim das festas fazer a distribuição de todas as sobras por todos os presentes.
  8. Praticar exercício físico com mais intensidade durante toda a época festiva.
  9. E que tal continuar a fazer o Super Detox Natural?

 

Até breve!

9 Dicas Para Manter o Peso Durante o Natal e a Passagem do Ano! (1ª Parte)  

     Com o final do ano à porta e as famosas festas com excessos alimentares,  andamos sempre preocupadas com o aumento de peso.

 
Então, desde já tem que se começar a cuidar do corpo para evitar o cúmulo de gorduras, e o aumento de peso.
 
Os quilos que se ganham nas festas muitas vezes são difíceis de perder, então o ideal é prevenir. Para tal,  proponho inicialmente um Plano de 14 dias com 9 Dicas: 
 

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  1. Super Detox Natural

O Super Detox Natural deve ser feito diariamente em jejum

Receita:

 

É importante ter-se especial atenção na sua lavagem, por causa dos agrotóxicos. Devem, portanto, ficar pelo menos 10 minutos em água com vinagre e depois bem lavados em água corrente.

Os ingredientes depois de bem cortados, são colocados no liquidificador com água e são bem triturados.

Para quem tem prisão de ventre, o que dificulta a desintoxicação, pode juntar 1 colher de sopa de linhaça.

No caso de gastrite ou irritação da mucosa gástrica, aconselho a tomar precaução com o limão, pois que,  depende da sensibilidade de cada pessoa, assim sentir desconforto ou não.

Deixo-vos imagens do meu Super Detox, quem quiser acompanhar-me pode já começar amanhã. 

 

2- Eliminar da Alimentação o máximo de Produtos Industrializados

Tudo que é embalado tem conservantes, mais gordura, açucar e outros ingredientes químicos que não ajudam a desintoxicação. 

 

3- Preferir alimentos sem “embalagem” como proteína (carne, peixe, ovos), legumes e frutas. As oleaginosas como o grão e o feijão devem ser retiradas, ou para quem não as dispense devem ser demolhadas durante 48 horas antes da sua cozedura.

 

4- Eliminar hidratos de carbono simples como açúcar, arroz, batata, massa e farinhas brancas

Os hidratos recomendados são a quinoa, batata doce, mandioca e inhame.

 

5- Retirar o Glúten, Lácteos (leite, iogurtes e queijo) e sal branco

Para a confeção de pão, bolos e bolachas deve usar-se farinhas sem glúten como a farinha de arroz, de amêndoa, quinoa e coco.

Em substituição do leite usar bebidas vegetais como a bebida de arroz, amêndoa, coco ou aveia.

O queijo pode ser de ovelha ou cabra.

O sal permitido é o sal Marinho, Rosa do Himalaia ou a Flor de Sal

 

6- Eliminar refrigerantes e sumos de pacote, e beber 1,5l de água por dia

A água a consumir durante o dia pode também ter umas gotas de limão.

 

7- Beber Chás como por exemplo, chá de Hibisco, Limão e Canela

No intervalo das refeições, em vez dos lanchinhos calóricos beber um chá acompanhado de nozes, amêndoas, bagas de goji ou sementes de sésamo é uma boa opção.

Não vale nada de barritas, nem bolachinhas. 

 

8- Praticar Exercício Físico de forma Regular

O exercício físico deve ser sempre adequado à condição física de cada pessoa. Deve ser praticado diariamente neste plano de 14 dias.

 

9- Manter o Foco e a Disciplina

Sem foco não se consegue atingir objetivos. E quando há foco, há um plano com a a "lista de compras" e a "lista do que não pode ir para casa" (fica na prateleira do supermercado).

E disciplina é fundamental para se manter o “plano em vigor” durante estes 14 dias.

 

E depois?

Acabam os 14 dias e chegam as festas, pois é...

Na próxima semana darei Dicas e Truques para podermos provar aquelas coisinhas boas e saborosas, desfrutando da companhia dos nossos familiares e amigos.

Até breve!  

 

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Orgulho VS Amor, Perdão e Humildade

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Quando o "orgulho ferido" comanda a vida de alguém, grandes OPORTUNIDADES podem ser perdidas.

 

Porquê?
Ninguém consegue andar para a frente se continua a olhar para trás!

 

DICA➡️Bom mesmo é olhar para frente, sem tirar os "olhos do alto", e deixar-se guiar pelo Espírito deixado por QUEM nos ensinou o Amor, o Perdão e a Humildade, sem "espaço" para o orgulho➡️JESUS!

 

Boas reflexões na caminhada com Deus! 

 

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Receita: Empoderamento q.b.

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E hoje, de volta ao meu blog, a ideia era começar a escrever as dicas para não engordarmos nas festas, mas às vezes aparecem pensamentos..., e saiu um “minuto de reflexão” sobre Empoderamento.

 

É tão bom quando nos esforçamos, pomos a “mão na massa” com toda a nossa força e fé e conseguimos alcançar as nossas metas…é mesmo muito bom!

 

E todas nós devemos sentir que somos poderosas, capazes, donas da nossa vontade para seguimos em frente de cabeça erguida, sem nunca nos deixarmos “ir abaixo”.

 

O empoderamento é saudável, melhora a nossa autoestima e o nosso rosto ergue-se, os ombros levantam-se, o nosso passo fica mais firme e o peito “estufa”.

 

Há algum problema nisso? Não, porque o empoderamento faz parte das pessoas que querem ir mais além, que lutam sem parar para atingir o que desejam, seja na área profissional, seja na área pessoal, como por exemplo, atingir um determinado peso…, mas hoje não é dia de falar de emagrecimento. 😊

 

Mas então, a receita de hoje é empoderamento q.b. porquê?

Porque temos que ter consciência que o nosso empoderamento não nos pode deixar “encher” a ponto de “voarmos” como um balão e corrermos o risco de ir…ir…ir..., e pum!

 

Também temos que reconhecer que o “poder” não é só nosso. Nunca nos podemos esquecer que o nosso empoderamento começou com quem nos ajudou lá bem no início de tudo, com todas as pessoas com quem nos cruzamos na nossa caminhada e, principalmente com AQUELE que tem o GRANDE poder nas SUAS mãos.

 

E, aquele que tem o Poder de nos ajudar a Empoderar, como tem um AMOR SEM LIMITES de PAI, pode ter que vir em nosso auxílio para nos tirar um pouco de ar.

 

E, se isso acontecer?

Entra a parte da HUMILDADE q.b.

 

q.b.? Mas então?

Sim, em tudo na vida vale o EQUILÍBRIO, não vamos sair do peito estufado, e os ombros levantados e passar para o peito no chão e os ombros caídos, isso NUNCA!

 

Vamos sim…REFLETIR E CONTINUAR!!!

 

Boas reflexões!

 

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